Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Portfólio - Curso Proinfo Integrado - 180 horas


Envelhecer é um processo pelo qual todos passamos e o experimentamos quando não sentimos mais vontade de aprender qualquer coisa...
Eu já havia decidido que tinha aprendido bastante: uma graduação, um bacharelado, especializações, cursos e mais cursos, “pronta e acabada”...
Tudo que não consegui realizar em termos de conhecimento, passei a proporcionar ao meu filho, então ficou simples... era só recorrer a ele quando me faltasse “a luz”.
Ocorre que os filhos não estão para os pais, assim como o inverso... “dããããã mamãe!!!”; “Não é assim, mamãe!!!”; “Já te expliquei isto mil vezes, mamãe!!!”
Apesar de envelhecermos, nossa capacidade de percepção e de autocrítica nos acompanha. Isto, aliado ao anseio dos alunos por uma escola que atenda às suas perspectivas de aprendizagem e que seja capaz de torná-los agentes do seu próprio saber, fez-me rever a postura e lançar-me ao desafio de participar do curso PROINFO INTEGRADO - composto por 03 módulos: Introdução ao Linux Educacional; Elaboração de Projetos e Ensinando e Aprendendo com as TIC.
A parte presencial do curso realizou-se no NTE da DREP, onde desenvolvemos o módulo “Introdução à Educação Digital”, sendo que os demais foram experimentados no espaço virtual - http://eproinfo.mec.gov.br, sempre sob a orientação da professora e multiplicadora do NTE, Cláudia Maria Lima da Rocha, a quem parabenizamos pelo belíssimo trabalho desenvolvido, carisma e carinho dispensados aos cursistas.
Assim, vieram as mil novidades... Tudo muito interessante, lúdido e prazeroso, porém muito desafiador para aquela “mamãe alienada”!!!
As atividades foram sendo propostas a cada presencial e a sensação de incapacidade vinha com cada uma delas: “LINUX! Que sistema Operacional é esse?” O título é bem sugestivo...
Eram muitas as inovações trazidas pelo “novo” software! Percebemos que as aulas com nossos alunos poderiam ser facilitadas e incrementadas por ele! Foi divertido colocarmo-nos como alunos a experimentar o “brinquedinho novo”!!!
Navegar, pesquisar na Internet e fazê-lo com segurança... etiqueta na rede – netiqueta.
Muitos colegas criaram um e-mail pela primeira vez e penso que foi um passo muito importante em suas vidas, daí em diante tornamo-nos verdadeiros internautas, sempre nos comunicando, seja sobre as atividades do curso ou não. Percebi a integração do grupo – todo mundo tinha algo a compartilhar, a ajuda era mútua e ninguém tinha vergonha de não saber ou se esquivava em ensinar.
Criamos um blog - coordenacaopedagogicacef04plan.blogspot.com. Para mim, superação total!!! Achei o máximo!!! Passamos a utilizá-lo como ferramenta favorável ao nosso trabalho pedagógico, o que facilitou a interação com os alunos e tivemos a oportunidade de nele divulgar as atividades por nós desenvolvidas na escola.
Realizamos várias outras atividades, todas inovadoras e capazes de auxiliar o desenvolvimento curricular nas distintas áreas do conhecimento.
No eixo 1 do módulo “Elaboração de Projetos”, nos deliciamos com vídeos, textos e entrevistas de vários mestres, contemporâneos, ou não, como: Johann Pestalozzi, Maria Montessori, Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, além de outros que nos levaram a refletir sobre temas como: “Interdisciplinaridade escolar” - como muito bem propôs Maria Elisabette Brisola Brito. São Paulo:2009; Como se trabalhar com projetos”; “Tecnologia e Currículo” e vários outros. Todo o material estudado era compartilhado no Fórum, no qual todos os cursistas interagiam, sempre sob a vigilante e carinhosa atenção da multiplicadora.
O módulo “Ensinando e aprendendo com as TIC” nos proporcionou: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem; utilizar as TIC na prática pedagógica, facilitando situações que aprimorem a aprendizagem, bem como planejar estratégias, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção do seu próprio saber.
Os presenciais serviram-nos sempre de apoio para socializarmos nossas angústias e dificuldades, compartilharmos nossas alegrias pelas vitórias alcançadas, bem como para esclarecermos nossas dúvidas.
Finalizando as atividades, elaboramos e desenvolvemos com os alunos um projeto em sala de aula, utilizando a integração das tecnologias experimentadas - Atividade 3.2. - oportunidade em que colocamos em prática os conhecimentos tecnológicos adquiridos.
Etapas para a realização do projeto de trabalho:
  • Definição do tema;
  • Planejamento geral do projeto;
  • Realização das atividades de apresentação e pesquisa; e
  • Sistematização e apresentação dos resultados.

Como fonte de pesquisa e inspiração, utilizamos a aula “O uso da informática na etapa de escolha do tema de um projeto”, da professora Mônica Carapeços Arriada.

Findo o curso com a certeza de que não estou apta a utilizar com destreza todas os recursos tecnológicos e ferramentas digitais experimentados, mas tenho a indubitável convicção de que estou pronta para lutar por uma escola diferente, pois não podemos mais nos esconder sob o pálio do nosso envelhecimento pessoal e profissional para deixarmos de lutar por aquilo que acreditamos e creio que a escola atual está falida e tende a se tornar um fracasso maior ainda, se não repensarmos nossas posturas e nossas práticas pedagógicas. Nossos alunos estão sedentos pelo saber, mas um saber globalizado, tecnologicamente elaborado, “digitalmente repensado”... só assim os veremos atuando como auto agentes do seu conhecimento. CHEGA DE “CUSPE E GIZ”. (não podia faltar, né??? rssss)
Foi um prazer quase tecnológico conhecer todos vocês.
Claudinha, carinhoso abraço.
Um abraço. B@

Nenhum comentário:

Postar um comentário